Dia Nacional da Luta Contra Queimaduras

O Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras foi estabelecido com o objetivo de divulgar medidas preventivas para a redução da incidência de acidentes envolvendo queimados.

📍 O que são queimaduras?
São ferimentos traumáticos causados, principalmente, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Destruindo parcialmente ou totalmente a pele e seus anexos. Podem, ainda, atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. São classificadas conforme sua profundidade e tamanho, sendo 1°, 2° e 3° graus:
1º grau: atinge apenas a camada mais superficial da pele. A lesão é seca e não produz bolhas.
2º grau superficial: envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. Inclui o aparecimento de bolhas e uma aparência úmida da lesão.
2º grau profundas: acometem toda a derme. Existe risco de destruição das terminações nervosas da pele, além das glândulas sudoríparas e os folículos capilares. Costuma deixar cicatrizes.
3º grau: atingem toda a derme e tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo, até mesmo, atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos.

📍 O que fazem em casos de queimaduras?
Coloque a queimadura embaixo da água corrente fria, com jato suave, por média de dez minutos. Por compressas úmidas e frias também é uma opção. Caso haja sujeira no local, mantenha coberta com pano limpo e úmido. Queimaduras em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade necessitam de cuidados médicos com urgência!

📍 Nunca faça:
❌ Tocar a queimadura com as mãos ❌
❌ Furar as bolhas ❌
❌ Descolar tecidos grudados na pele queimada ❌
❌ Retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado ❌
❌ Colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura que não seja indicada por um médico ❌

📍 Previna-se!
Evite fumar, especialmente quando estiver em casa e/ou deitado;
Não maneje álcool próximo a objetos inflamáveis;
Não use álcool líquido diretamente sobre o fogo;
Verifique com frequência possíveis vazamentos de gás;
Mantenha crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos;
Direcione o cabo das panelas para a área do fogão;
Mantenha objetos quentes e produtos de limpeza longe do alcance de crianças;
Coloque protetor nas tomadas elétricas da casa;
Quando acender uma vela, deixe-a longe de produtos inflamáveis, solventes e/ou tecidos;
Não manipule álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo. E lembre-se de guardá-los longe do alcance das crianças;
Em festas juninas, dê preferência às fogueiras pequenas, longe de matas, de produtos inflamáveis ou ventanias.

Consultas e Agendamentos