Azia, má digestão como diferenciar?

É fácil de confundir, mas azia e má digestão são problemas diferentes!

📍 A azia é a sensação de queimação na garganta, que sobe do estômago ao esôfago. Acontece quando, durante o processo digestivo, o ácido estomacal produzido consegue atingir o esfíncter esofágico.

Geralmente ocorre por conta do refluxo gastroesofágico (retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago), um distúrbio comum. Caso o refluxo seja muito recorrente, pode acarretar na inflamação do esôfago. A azia ainda pode ocorrer por diversos motivos, como gastrite, estresse, tabagismo, obesidade, entre outros. Além é claro de alimentos como chocolate, pimentas, comidas gordurosas, frituras, ingredientes ácidos, bebidas alcoólicas, refrigerantes e café.

📍 Já a má digestão é caracterizada por uma dor/desconforto no abdômen, tendo relação com o estômago. Pode estar relacionada a distúrbios gástricos, além de causar enjoos, vômitos, cansaço e sensação de estômago estufado.

É causada por diversos fatores, como gastrite, úlceras, cálculo biliar e síndrome do intestino irritável. Sendo comum em grávidas, e em casos de tabagismo, parasitoses, intolerâncias alimentares, doença celíaca e outros.
Vale lembrar que comidas gordurosas e pesadas, álcool, muito café e ultraprocessados também podem causar má digestão.

Caso a azia ou a má digestão se torne muito recorrente, é fundamental a avaliação de um médico gastroenterologista para se ter um diagnóstico e um tratamento adequado e eficiente.

Consultas e Agendamentos