Vitiligo tem cura? Como tratar?

Dia 25 de junho é o dia mundial do vitiligo.

O vitiligo é uma doença dermatológica benigna e não contagiosa, que se apresenta em forma de manchas brancas de formas e tamanhos variados no corpo. Tem como característica a inibição ou destruição de melanócitos, que são as células responsáveis pela fabricação de melanina, um pigmento que dá cor à pele.

📍 Tem cura?
O vitiligo não tem cura, no entanto o tratamento tem o objetivo de diminuir o aparecimento de áreas sem melanina, melhorando a aparência da pele e evitando alterações de sensibilidade no local, que acontece em alguns casos.

📍 Como tratar?
Inicialmente, deve-se buscar por um dermatologista. Este poderá indicar a melhor forma de tratamento. Alguns dos quais podem ser a realização de fototerapia, que promove a proteção das áreas afetadas da pele, e/ou o uso de medicamentos que são capazes de estimular a produção de melanócitos. Além disso, pode ser indicado uso de corticóides e/ ou imunossupressores.
É importante ainda que a pessoa use roupas que cubram essas áreas, ou que utilize protetor solar com FPS mais alto, pois essas áreas sem melanina são mais suscetíveis a queimaduras solares.

📍 Em alguns casos, pode ser interessante ter o acompanhamento de um psicólogo. Pois é possível que ocorra preconceito, o que torna o processo de aceitação mais difícil.

 

 

 

Atendimento Particular e convênios. Pronto Atendimento.
Agende sua consulta em nosso site ou pelo telefone/whatsapp: (47) 3368.9438

🩺 Diretor Técnico Médico Dr. Clício J. Dezorzi CRM/SC 11.211 – CRM/SC Jurídico 5.520

Consultas e Agendamentos