O consumo exagerado de açúcar causa gordura no fígado, inflamação (que aumenta o risco de infarto, derrame e causa dores musculares), aumenta os triglicerídeos, retém líquidos, desiquilibra a flora intestinal e aumenta os sintomas da depressão. O açúcar é 8x mais viciante que a cocaína, induz a compulsão, tolerância, abstinência e dependência.
Contudo, é possível desintoxicar o corpo do açúcar entre 10 a 14 dias, mas é preciso ter comprometimento para diminuir o consumo até parar com a vontade de consumir açúcar.
Por este motivo, Hospital Dia Revitalite separou 7 dicas para te ajudar a diminuir o consumo de açúcar:
- Comprometer-se: Entender o motivo para qual você quer parar de comer açúcar, seja ele para emagrecer, melhorar o aspecto da pele, evitar diabetes, ter qualidade de vida, …
- Acostume seu corpo: Assim como a droga, o açúcar causa abstinência, em outras palavras, você sente muita vontade de comer doce. Partindo disso, reeduque seu corpo aos poucos, comece diminuindo a quantidade de açúcar nas refeições.
- Evite consumir calorias vazias: Alimentos de calorias vazias possuem alto índice calóricos e não são nutritivos, em outras palavras, são alimentos que não nutrem o corpo, mas que, aumentam o colesterol e o ganho de peso, são eles: fast food, refrigerantes, bolachas e biscoitos, salgadinhos, bebidas alcoólicas, doces, chocolates, refeições prontas e embutidos.
- Saiba ler os rótulos: Muitos alimentos tem o açúcar escondido nos rótulos, e para saber identificados, é preciso saber como estão escritos, evite consumir produtos que tem açúcar invertido ou turbinado, sacarose, dextrose, dextrina, frutose, glicose ou glucose, maltose, maltodextrina, oligossacarídeos e xarope glucose-frutose ou de milho.
- Durma mais: Ter uma boa noite de sono é tão importante, quanto se alimentar bem, é recomendado dormir entre 7 a 9 horas por dia, é durante o sono que o organismo exerce a função de restauração do corpo, restaura os tecidos, faz a síntese de proteínas, repõem as energias, regula o metabolismo e mantem corpo e a mente saudáveis.
- Não caia no conto da carochinha: Trocar o açúcar por adoçante, pode não ser a melhor escolha, pois o adoçante pode ser mais prejudicial a sua saúde do que o próprio açúcar, o correto é evitar o adoçante e diminuir o consumo de açúcar.
- Prefira comida de verdade: A melhor refeição, é preparada com proteínas, fibras e gorduras saudáveis, consuma mais ovos, aveia, frutas, verduras, legumes, cacau natural, canela, ….
Procure sempre um médico especialista.
Visite um médico regularmente. Agende sua consulta com um de nossos especialistas em nosso site ou pelo telefone/whatsapp: (47) 3368.9438
Atendimento Particular e Convênios I Especialidades Médicas I Pronto Atendimento.
🩺 Diretor Técnico Médico Dr. Clício J. Dezorzi CRM/SC 11.211 – CRM/SC Jurídico 5.520