A gastroenterite é mais comumente causada por viroses, às vezes bactérias, e menos frequentemente por parasitas. Os sinais e sintomas são geralmente similares, independente do micróbio que causa a infecção, e geralmente começa entre um e dois dias após você ter sido infectado. INFELIZMENTE a região da Costa Esmeralda foi acometida por chuvas no mês de Dezembro/2022 / Enchentes que provavelmente contaminaram o LENÇOL FREÁTICO (é a camada superior das águas subterrâneas, que se encontra, geralmente, em pequena profundidade e é abastecido pelas águas das chuvas, de onde se extrai boa parte da água para consumo e produção dos humanos), associado a esse fator a superpopulação das nossas praias, que foi um prato cheio para essa miscelânia de GECA´s que estamos vivendo nas últimas semanas.
Vale lembrar que a transmissão é fecal-oral, água contaminada, praias impróprias para o banho, e por vezes através de secreções respiratórias, provocando alteração na função intestinal, sobretudo nas camas adventícias, serosas e vilosidades, causando lesão através de diversos mecanismos.
O diagnóstico é clínico, e faz parte do quadro clínico a presença de diarreia, náuseas e vômitos (maior probabilidade de quadro viral / toxinas), dor abdominal em cólica e não localizada e febre. A presença de muco, pus ou sangue sugere maior probabilidade de quadro bacteriano (Campylobacter, Salmonella, Shigella, e Escherichia coli).
A diarreia aquosa a princípio tem como etiologia provável viral e não necessita de coleta de exames e de prescrição de antibióticos.
A pesquisa de vírus Rotavírus / Adenovírus / Norovírus: confirma etiologia viral e evita solicitação desnecessária de exames e prescrição inadequada de antibiótico.
Visite um médico regularmente. Agende sua consulta com um de nossos especialistas em nosso site ou pelo telefone/whatsapp: (47) 3368.9438
Atendimento Particular e Convênios I Especialidades Médicas I Pronto Atendimento.
🩺 Diretor Técnico Médico Dr. Clício J. Dezorzi CRM/SC 11.211 – CRM/SC Jurídico 5.520