Quais os sinais do câncer de próstata

CÂNCER DE PRÓSTATA

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

SINAIS E SINTOMAS

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O sintoma mais comum é a dificuldade para urinar, já que o câncer começa a obstruir a uretra. Outros sintomas que podem estar relacionados ao câncer de próstata: dor e sangramento ao urinar, diminuição da força do jato urinário, aumento de micções noturnas, retenção urinária, infecção urinária, dores na coluna, fêmur, bacia.

Além disso, alguns sintomas são semelhantes aos apresentados em tumores benignos ou mesmo em caso de problemas no aparelho urinário. Daí a importância da consulta a um urologista, mesmo que o homem não tenha casos de câncer de próstata na família.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito através da biópsia prostática por via trans-retal ou transperineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética.

A indicação de biópsia depende do toque retal e valores de PSA.

EXAMES:

TOQUE RETAL

O exame de toque retal é realizado no próprio consultório do urologista. Simples, rápido, é ele que pode detectar os primeiros sinais de problemas com a próstata.

PSA

O PSA é um exame de sangue que detecta os níveis de antígeno prostático específico no organismo dos homens. O seu valor normal varia com a idade do paciente e o tamanho da próstata. Atualmente se considera normal até 2,5ng/ml para os pacientes em torno dos 50 anos e de 4,0ng/ml para os pacientes em torno de 60 anos.

Como o PSA é específico da próstata, o fato de seu nível estar aumentado não quer dizer que seja necessariamente câncer de próstata.

BIÓPSIA DE PRÓSTATA

Na biópsia de próstata é retirada uma pequena quantidade de tecido prostático para ser analisada por um médico patologista. E a Biópsia de próstata pode estar indicada a elevação persistente do PSA ou alterações de consistência (nódulos) no toque retal.

FATORES DE RISCO

As ocorrências de câncer de próstata aumentam com a idade. Mas um dos fatores mais importantes é a questão da hereditariedade. Quem possui casos de câncer de próstata na família, tem mais chances de desenvolver a doença.

TRATAMENTO

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Visite um médico regularmente o ideal é marcar uma consulta uma vez ao ano.
Agende sua consulta com um de nossos especialistas em nosso site ou pelo telefone/whatsapp: (47) 3368.9438
Atendimento Particular e Convênios I Especialidades Médicas I Pronto Atendimento.
🩺 Diretor Técnico Médico Dr. Clício J. Dezorzi CRM/SC 11.211 – CRM/SC Jurídico 5.520.

Consultas e Agendamentos