Mitos e verdades sobre transplante capilar

O transplante capilar é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção de folículos capilares de uma área doadora do couro cabeludo e é transplantado para uma área receptora que sofre de queda de cabelo ou calvície. O objetivo é preencher áreas calvas ou com pouco cabelo com fios saudáveis e naturais.

Existem diferentes técnicas de transplante capilar, como a FUT (Follicular Unit Transplantation) e a FUE (Follicular Unit Extraction). Na técnica FUT, uma faixa de couro cabeludo é removida da área doadora e os folículos capilares são separados e transplantados para a área receptora. Na técnica FUE, cada folículo capilar é individualmente removido da área doadora e transplantado para a área receptora.

O transplante capilar pode ser uma opção eficaz para pessoas que sofrem de queda de cabelo ou calvície, mas é importante lembrar que o resultado pode variar de acordo com a técnica utilizada, a habilidade do cirurgião e as características individuais do paciente, como a qualidade do cabelo e a quantidade de folículos capilares disponíveis para transplante. 

Existem alguns mitos e verdades em relação ao transplante capilar. Abaixo, listamos alguns deles:

  1. Calvície é causada pela queda de cabelo

Mito. A alopecia é a grande causadora do desaparecimento dos fios. Há diversos tipos, mas a androgenética — popularmente conhecida como calvície — é, na verdade, um problema genético causado pela testosterona. Por isso, os homens são muito mais suscetíveis a essa perda.

  1. É possível fazer correção de transplante

Verdade. Se o paciente passou por um transplante capilar anterior e não gostou do resultado, o cirurgião pode fazer a remoção dos folículos e redensificar o couro cabeludo. 

  1. O resultado é artificial

Mito. Diferentemente do que ocorre com o implante capilar, que utiliza fios sintéticos, o transplante capilar é feito com fios naturais, do próprio paciente. O que o cirurgião faz é uma distribuição mais homogênea das unidades capilares no couro cabeludo, dando a ilusão de que há mais cabelo na região, mas, no geral, é a mesma quantidade.

  1. As técnicas de transplante capilar são igualmente modernas

Verdade. Algumas pessoas tendem a achar que a técnica FUE, por ter vindo depois da FUT, é mais moderna. No entanto, as duas utilizam equipamentos de tecnologia avançada para a sua realização.

  1. O cabelo transplantado irá cair após alguns anos

Mito. Os fios transplantados contam com a genética da área doadora, que é uma área permanente e não sofre ação do hormônio DHT, que pode gerar problemas como a atrofia e a queda dos fios. Por esse motivo, o cabelo transplantado é permanente.

Visite um médico regularmente. Agende sua consulta com um de nossos especialistas em nosso site ou pelo telefone/whatsapp: (47) 3368.9438

Atendimento Particular e Convênios I Especialidades Médicas I Pronto Atendimento.
🩺 Diretor Técnico Médico Dr. Clício J. Dezorzi CRM/SC 11.211 – CRM/SC Jurídico 5.520
🩺 Cirurgiã Plástica Dra. Lais Ramalho CRM/SC 22.654 RQE/SC 21.150

Consultas e Agendamentos