Mitos e Verdades sobre a saúde dos rins

Os rins são um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, pois eles são os grandes responsáveis por filtrar as toxinas presentes no organismo e eliminá-las do sangue. Substâncias como a uréia, a amônia e o ácido úrico, quando em grandes quantidades no organismo, podem ser muito prejudiciais.

O mau funcionamento dos rins pode levar à Doença Renal Crônica. Essa patologia pode acometer qualquer pessoa, de qualquer idade ou sexo e entre as doenças mais comuns estão: cálculos renais (pedra nos rins); infecção renal ou pielonefrite; cistos renais; tumores ou câncer de rim e, em casos mais avançados e graves, a insuficiência renal.

Separamos alguns mitos e verdades sobre a saúde dos rins:

A cor da urina pode indicar problemas nos rins.

VERDADE – A mudança de cor, volume e/ou odor podem indicar alguns sinais de alerta. A cor normal da urina é amarela clara. A urina laranja pode indicar falta de água ou pigmentos de comida. Já a urina vermelha, se persistente, pode indicar problemas no fígado, rim, próstata, infecção ou ainda um tumor. Problemas de desidratação severa tende a deixar a urina na cor castanha ou marrom.

Quem tem cálculo renal não deve consumir leite.

MITO – Não é recomendado diminuir a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como o leite, visando evitar a formação de cálculos. Além do cálcio, os cálculos renais possuem outros elementos em sua composição. Reduzir ou aumentar a ingestão de cálcio pode causar desequilíbrio entre esses elementos aumentando ainda mais o risco de formação desses cálculos.

Ir muitas vezes ao banheiro durante a noite, pode ser um sinal de doença renal.

VERDADE – Acordar várias vezes à noite para urinar pode ser um alerta sobre o funcionamento dos rins. Além desse sintoma, outros sinais que podem indicar que você está com a doença renal são: urina espumosa ou com presença de sangue; inchaços no corpo; dores nas costas, perda de apetite, náuseas e vômitos. Tendo esses sintomas procure um médico para a avaliação dos seus rins.

Pedra nos rins são hereditárias

Depende. Por exemplo, ter algum parente com pedra nos rins não significa que você também terá. Porém é preciso ficar atento a fatores genéticos que podem contribuir com a formação das pedras. Por exemplo:

  • Transpiração intensa;
  • Distúrbios metabólicos que alcançam a composição da urina;
  • Doenças Congênitas;
  • Hipertensão.

Excesso de vitamina C aumenta chances de desenvolver cálculo renal

Verdade. Quando a vitamina C é consumida em excesso, o organismo não consegue absorver toda a quantidade ingerida e passa a expelir o que não foi metabolizado. O fígado, ao metabolizar a vitamina C, produz oxalato de cálcio e, ao liberar a substância em excesso, acaba aumentando as chances de desenvolvimento de pedras nos rins.

Quando buscar ajuda médica

Os rins são responsáveis por fazer a filtração, limpeza e/ou depuração do organismo, também controla, conserva os líquidos no organismo e elimina o excesso de água do corpo através da urina.

Alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta com médico nefrologista:

  • Dor ou ardência para urinar, além de mau cheiro na urina;
  • Dor permanente na lombar;
  • Inchaço nas mãos, pés ou olhos;
  • Pressão arterial elevada;
  • Palidez ou anemia;
  • Presença de sangue na urina.

Visite um médico regularmente. Agende sua consulta com um de nossos especialistas em nosso site ou pelo telefone/whatsapp: (47) 3368.9438

Atendimento Particular e Convênios I Especialidades Médicas I Pronto Atendimento.
🩺 Diretor Técnico Médico Dr. Clício J. Dezorzi CRM/SC 11.211 – CRM/SC Jurídico 5.520
🩺 Nefrologista Dr. Charles Edmond Eljasz Wurzel CRM/SC 7.074 RQE 10.470

Consultas e Agendamentos